Combate à infelicidade: faça escolhas atemporais

autumn-1072827_1280

O nível de infelicidade parece atuar na sociedade em níveis agravantes. Não é à toa que  No Brasil, 5, 8% da população sofre de depressão – um total de 11,5 milhões de casos registrados no país, segundo dados divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS)*

O conflito de realidade faz com que as pessoas fiquem infelizes: elas não vivem, de certa forma,  no contexto que gostariam. Estas aspirações com certeza variam de pessoa para pessoa e as causas de tristeza profunda são inúmeras.

Do ponto de vista do mundo da moda e da beleza, sabe-se que os padrões sempre deixaram muitas mulheres infelizes e atualmente isso parece mais forte. A quantidade em demasia de cirurgias plásticas, tratamentos prejudiciais para emagrecimento, de insatisfação acerca da própria idade,  e de outros itens evidenciam uma sociedade que luta contra um adversário infalível: a natureza.

A natureza possui suas próprias sazonalidades e desta todos nós seres humanos fazemos parte,  e ninguém escapará. Só que, ao invés de ser um inimiga, por que não vê-la como uma amiga incrível, afinal você já reparou como a natureza é bonita?  Como nós poderíamos também não ser  em todas as fases e momentos da nossa vida, sejamos mais magrinhos, mais gordinhos, com mais ou menos anos…

Mais bonito que a silhueta ou pele lisa é o amor próprio, o que faz com que você brilhe em qualquer roupa, idade, ocasião, enfim… não importa onde e como esteja a pessoa que se ama, pois ela irradia uma beleza própria, única e atemporal.

Além disso, uma série de escolhas podem nos ajudar a investir e manter a nossa beleza e a aguentar o passar dos anos de uma maneira mais digna. saudável e feliz. Todas são complementares da prática do amor-próprio, da auto-estima. Seguem algumas;

  1. Cuidar-se: vai de tudo, desde cuidados estéticos (cabelos, unhas, maquiagem, protetor solar, massagem, etc), moda (vestir peças bonitas e que lhe fazem sentir-se bem), até a escolha dos pensamentos, sentimentos e emoções (vale cuidar da espiritualidade, o que vai ajudar a dar-lhe sentido de existência e a dar significado mais importante às suas prioridades)
  2. Alimentar sua alma: ler, conhecer, estudar,  …. faça isso sempre. Busque leituras, cursos e práticas que lhe interessem … já tentou um curso de culinária e jardinagem por exemplo? Saia da esfera do estudo para o mercado de trabalho e busque outras coisas… conhecimento complementar impulsiona sua criatividade e faz você inclusive ter melhor desempenho na própria profissão.
  3. Tenha objetivos em todos os momentos de sua vida: a vida é mais que nascer, crescer, fazer faculdade, ter emprego, casar e ter filhos e netos. Expanda seus objetivos para além destes e enriqueça sua vida, o que vai livrar você de pensamentos sombrios. Já pensou em fazer um voluntariado por uma causa que admira? Ou uma viagem que sempre sonhou? Ou tocar um instrumento? Ou em fazer um rendimento extra com uma habilidade que gosta?
  4. Aprecie o belo:  esteja em contato com a arte, o design, a natureza… tudo isso inspira e faz bem.
  5. Coma bem e faça atividade física: não precisa ser fanática, mas comer em geral alimentos naturais deixa a pele, os cabelos e a disposição melhores. Fazer uma caminhada diária também ajuda nesta disposição e bom funcionamento do corpo e da mente.
  6. Compartilhe só coisas boas: nada de falar e pensar assuntos ruins e amizades ruins. Isso pesa.
  7. Não dependa de ninguém para ser feliz: ame sua companhia sempre. E se esforce por apreciar as coisas sozinha, isso vai lhe dar uma boa dose de desapego e oportunidade de realizar coisas sem ter que depender de ninguém
  8. Organize suas finanças: não importa o tempo que demorar, mas organize-se nesta área e sinta-se mais leve.
  9. Planeje: não dá para fazer hoje? Não sofra, planeje com calma, temos tempo e oportunidades sempre.
  10. Seja sempre linda como você é aos 20 ou aos 90: passe o melhor perfume, use as melhores roupas e acredite em você, não importa o que aconteça!

Estas são algumas dicas de investimento para uma vida com mais felicidade e menos pensamentos sombrios… concentre-se no hoje e enxergue beleza em cada fase da vida, todas são lindas, acredite.

O6CXRN0

Foto : valiunic/freepik (destaque) e pressfoto/freepik

*Agência Brasl, 2017.