Polvos de crochê: beleza e bem-estar para os bebês prematuros

Polvodoamor2

Você já ouviu falar dos polvos do amor? São os polvos de crochê para bebês prematuros, os quais ajudam estas crianças a superarem o período difícil que passam na incubadora para se recuperarem.

Tudo começou na Dinamarca em 2013 quando um grupo de voluntários decidiu fazer alguns polvos com algodão premium e doar aos hospitais que trabalham com bebês prematuros. Os tentáculos do polvo parecem se assemelhar ao cordão umbilical e à sensação de estar no útero da mãe.  Os benefícios têm sido relatados através de pais e profissionais de saúde: com estes bichinhos, os bebês prematuros normalizam os batimentos cardíacos e a respiração, impedindo que eles arranquem tubos de alimentação e fios de monitores.

Detalhe: os dinamarqueses alertam para que os polvos sejam de preferência DOADOS ao invés de comercializados, o que faz muita diferença no carinho de quem recebe.

O projeto na Dinamarca tomou forma no Spruttengruppen (The Danish Octo Project)e espalhou-se mundo afora, incluindo o Brasil. Aqui, há realizações diversas do projeto como, por exemplo,  a ONG  Associação Brasileira da Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros – Prematuridade.com , a qual oferece informações completas para quem se interessar em ser voluntário, para quem trabalha em um hospital que deseja receber doações, e também informações técnicas sobre a produção do polvo de crochê.

Gostaria de participar? Acesse: prematuridade.com

Mais informações sobre o no Spruttengruppen (The Danish Octo Project): @spruttegruppen

18057638_1300595539977752_873932005579638030_n

Com fotos e informações de: prematuridade.com