Nova coleção da Vuitton faz homenagem a Monet e outros artistas

Vuitton

Louis Vuitton acaba de realizar uma parceria com o artista americano Jeff Koons e celebra, através de uma coleção especial, grandes artistas da história. Obras de  mestres como Boucher, Da Vinci, Gauguin, Manet, Monet, Turner e  Van Gogh foram estampadas em uma bela série de bolsas, carteiras, lenços, sacolas, mochilas, dentre outros.

A ser lançada no dia 27 de outubro, esta novidade da marca francesa  traz obras como:

Lírios aquáticos (Claude Monet, 1916 – coleção do Museu Nacional de Arte Ocidental, Tóquio): uma pintura de espécies exóticas da América do Sul e de outros lugares, foi inspirada no jardim de sua casa em Giverny, o qual também foi fonte de imaginação para outras de suas pinturas mais famosas.

Vuitton
Lírios Aquáticos, foto de Wikiart.org

Roma Antiga (Joseph Mallord William Turner, 1839 –  coleção de Tate, Londres)- famoso por ser precursor do impressionismo, Turner é fundador  da pintura de paisagem em aquarela e um virtuoso com óleos. Roma Antiga mostra uma cena trágica em Roma quando o império entrava em decadência e traça um paralelo com o declínio da época contemporânea de Turner.

Ancient Rome; Agrippina Landing with the Ashes of Germanicus exhibited 1839 Joseph Mallord William Turner 1775-1851 Accepted by the nation as part of the Turner Bequest 1856 http://www.tate.org.uk/art/work/N00523
Roma Antiga,  foto de Tate, Londres

O Almoço sobre a Relva (Edouard Manet, 1863 – coleção de Musée d’Orsay,  Paris) – inspirados em Titian e Rafael, os dois personagens estão com roupas contemporâneas enquanto uma personagem nua olha para a frente com sensualidade e, ao mesmo tempo, segurança. A obra não criticava a época, era apenas uma ousadia estética do autor, a qual foi então mal interpretada e rejeitada pelo Salão de Paris da Academia de Belas Artes na época de sua apresentação.

tmp_a1b0b252754e189169040125d8059ee8
Lanche sobre a relva, foto de Museé D´Orsay, Paris

Nave Nave Tenua (Paul Gauguin, 1895, coleção Museu de Arte Ohara,  Japão) – Uma referência ao Éden, a Eva de Gauguin não carrega uma maçã mas uma flor e a paisagem usa fotos do templo budista de Borobudur, na ilha de Java,  Indonésia. Gauguin havia abandonado o estilo de vida euroupeu, o qual considerava artificial e cheio de convencionalismos, para desfrutar uma vida que era para ele  mais autêntica, próxima à natureza, no Taiti. Este parece ser o seu ideal de paraíso.

1015
Nave Nave Tênua, coleção de Museu Ohara, Tóquio

Reclining Girl (François Boucher , 1752, coleção do Museu Alte Pinakothek , Alemanha) – Representa a nova amante do rei Luís XV, Marie-Louise O’Murphy, uma adolescente de 15 anos que teve a benção da amante oficial do rei, Madame de Pompadour para obter o cargo. O autor rompe com a convencional beleza venusiana, que é inalcançável, e aborda uma coquette de forma extremamente infantil e em pose obscena.

Reclining Girl, coleção de Museu Alte Pinakothek , Munique
Reclining Girl, coleção de Museu Alte Pinakothek , Munique

Veja o filme sobre esta nova coleção da Vuitton e alguns modelos:

 

Clutch Lírios Aquáticos - Monet
Clutch inspirada em Lírios Aquáticos de Monet
carteira
Carteira inspirada em Roma Antiga de Turner
xalemonogramlight
Lenço inspirado em Lanche sobre a relva de Manet
louis-vuitton-néonoé-masters-lv-x-koons--M53460_PM2_Front view
Bolsa inspirada em Nave Nave Tenua de Gauguin
Bolsa inspirada em Reclining girl de Boucher
Bolsa inspirada em Reclining girl de Boucher

Acesse a coleção completa: br.louisvuitton.com

Com fotos e informações de: br.louisvuitton.com / @LouisVuitton /