Loving Vincent, o primeiro filme em pinturas, estreia na Holanda

LoveVincent

O esperado filme Loving Vincent, uma biografia do pintor holandês Vincent Van Gogh (1853 – 1890), a primeira animação do mundo feita inteiramente com  pinturas, teve sua premiere nesta semana. Foram necessários 125 pintores profissionais de óleo, 65 mil quadros e cinco anos para dar vida à 120 quadros de Vincent. O Museu Van Gogh, em Amsterdam, teve a honra de ser o local de estreia do filme.

Um dos pintores mais famosos e aclamados do mundo que, em vida, não desfrutou de sucesso e sim de sucessivos dissabores, os quais possivelmente o levaram a tirar a própria vida precocemente aos 37 anos – até hoje  morte de Van Gogh permanece um mistério. Um artista torturado e com uma vida infeliz parece nada condizente com a beleza que ele deixou através de inúmeras paisagens e retratos internacionalmente reconhecidos. Loving Vincent conta a história do pintor usando personagens retratados em suas pinturas mais icônicas.

A experiência digital do filme é excelente: através do site  lovingvincent.com  podemos ver os personagens, as pinturas e inclusive algumas delas feitas especialmente para o filme estão à venda através também deste . A estreia ainda não tem data definida no Brasil, por ora a distribuidora confirmada é a A2 Filmes. Em algumas localidades da Europa e dos EUA as sessões já estão com datas definidas, basta consultar o mesmo site.

Quem sou eu na maioria das pessoas? Um ninguém, um “zé ninguém”, uma pessoa desagradável. Alguém que não tem, e nunca terá, qualquer posição na sociedade, nem mesmo na mais baixa de suas camadas. Bem, mesmo assim, mesmo que isso seja absolutamente verdade, um dia eu gostaria de ser visto pelo meu trabalho, que mostra o que este “zé ninguém” tem em seu coração.  Vincent Van Gogh

Veja um pouco da pré-estreia de Loving Vincent no Museu Van Gogh em Amsterdam e o trailer do filme:

 

LOVING VINCENT

DIREÇÃO: Dorota Kobiela, Hugh Welchman

ELENCO: Douglas Booth, Jerome Flynn, Robert Gulaczyk

SAIBA MAIS:  lovingvincent.com

Com fotos e informações de: lovingvincent.com e @VanGoghMuseum