Harry Potter, a magia que surgiu do fracasso

17757488_1198079423634005_3317895687815895907_n

Harry Potter comemora neste ano 20 anos de vida, seu primeiro volume, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi publicado em 1997. A obra e sua autora, J.K. Rowling, são um dos maiores fenômenos globais da atualidade: são mais de 450 cópias vendidas em 79 idiomas ao redor do mundo sem contar os filmes e produtos licenciados, cuja lista é enorme.

No entanto, Harry Potter saiu do imaginário de uma autora desconhecida, então mãe solteira e com sintomas de depressão, no momento em que ela viajava de trem para Edimburgo. Sem contar que Harry Potter e a Pedra Filosofal foi recusado por doze vezes antes da Bloomsbury aceitar publicá-lo.

Em um discurso para formandos de Harvard, J.K. conta o quão importante é a profundidade do autoconhecimento, os nossos relacionamentos mais sólidos e nosso poder pessoal de transformar situações. E mais: nada disso conseguimos através da educação tradicional, que é apenas uma espécie de complemento para quem realmente somos. Veja trecho do discurso:

Eu fracassei numa escala épica, um casamento extremamente curto havia fracassado, e eu estava sem emprego e era mãe solteira e o mais pobre que poderia ser no Reino Unido moderno sem ser uma sem-teto. Os medos que meus pais tiveram em relação a mim e os que eu mesma tive para mim vieram ambos a acontecer. Eu era o maior fracasso que eu conhecia. Então por que eu falo sobre os benefícios do fracasso? Simplesmente porque fracasso é remover completamente o que não é essencial. Eu parei de fingir para mim mesma que eu era outra coisa além do que eu era e comecei a direcionar toda a minha energia para finalizar o único trabalho que realmente importava para mim. Eu realmente encontrei a determinação para ser bem-sucedida na única arena a qual eu verdadeiramente acreditava que pertencia. Então o fundo do poço tornou-se uma sólida fundação sobre a qual eu reconstruí minha vida. Vocês talvez não falhem na mesma proporção que eu falhei, mas algum fracasso na vida é inevitável. É impossível viver sem falhar em apenas alguma coisa ao menos que você viva tão cautelosamente que então você não tenha vivido de fato, o que será então um fracasso por negligência. Você nunca conhecerá a si mesmo e a força dos seus relacionamentos até que você seja testado pela adversidade nestes ambos aspectos. Este conhecimento é um presente para todos que foram dolorosamente vencidos e que tem um valor muito maior que qualquer uma das minhas qualificações. Não precisamos de mágica para transformar o mundo, nós já  carregamos dentro de nós todo o poder que precisamos. Nós temos o poder de imaginar melhor.

Saiba mais:  @JKRowling /  clique aqui

JKR__0004_Layer-12

Fonte (trecho do discurso):  @Foundr

Foto: Mary McCartney